Pular para o conteúdo principal

Eliminei 17 kg com reeducação alimentar e atividade física


Olá Amigos,

Há tempos queria escrever este artigo. Mas reservei esta data em especial para publicá-lo. Hoje, segunda-feira (3 de março de 2014) completo 6 meses de uma nova vida, regrada a atividade física diária e reeducação alimentar. Estava também na dúvida, sobre qual título colocar: "Eliminei 17 kg com reeducação alimentar e atividade física", ou "Emagreci sem remédio" ou ainda "Reconstruí meu corpo aos 34 anos". Brincadeiras à parte, queria compartilhar com vocês a minha luta e o meu sucesso.

                          AGOSTO DE 2013                                                      FEVEREIRO DE 2014

Dedico este artigo a Deus, que me deu uma nova chance de vida; à minha médica endocrinologista Dra. Viviane Chaves que me apontou o caminho, acompanhou todo o processo, que me deu o exemplo também. Ela não só te fala da atividade física e da importância da boa alimentação, ela dá o exemplo: come corretamente, corre, é linda e muito atenciosa; à minha amada irmã em Cristo e esportista Tânia Biguá, que foi o canal que Deus usou pra me mostrar como eu deveria agir; à Kamilla Peixoto, minha professora de hidroginástica e pode-se dizer minha personal trainner, pois tanto os treinos da hidro como os de corrida foram acompanhados e orientados por ela e a Benaya Ewerton, jornalista e minha colega de trabalho. Benaya sempre acreditou em mim, acreditou que eu iria conseguir, torceu e vibrou comigo com cada ponto que descia naquela balança, me vigiou, apoiou sem ser chata. A estas cinco pessoas o meu MUITO OBRIGADA, sem o apoio de vocês eu não teria conseguido. Vocês acreditaram em mim quando eu mesma não acreditava. Hoje descobri que tenho duas coisas que nunca pensei que tivesse: força de vontade e perseverança. É maravilhosa a sensação de conquistar algo que as pessoas dizem que você não vai conseguir.


Sempre fui gordinha, e nunca tive problemas com o espelho. Achava-me bonita com meus quilinhos a mais. No finalzinho do mês de agosto de 2013 em exames de rotina, minha endocrinologista Dra. Viviane Chaves, percebeu uma pequena alteração nos meus exames. Minha glicemia em jejum acusava normal, mas a pós prandial estava um ponto alterada. O normal seria até 140, o meu exame acusou 141. Era um sinal de alerta. Há tempos eu vinha comendo de forma desordenada. Sempre fui muito ansiosa e hoje assumo, EU TENHO COMPULSÃO ALIMENTAR. Foi difícil admitir e encarar. Viciada em comida, do bom arroz com feijão até doces. Mas cheguei a um ponto que comia um pudim inteiro sozinha, metade de uma pizza só, comia por prazer. Era também preguiçosa, atividade física não era mesmo comigo. Ficava impressionada como algumas pessoas no meu bairro levantavam as 6h da manhã para caminhar. Achava aquilo um absurdo. Hoje eu acordo para caminhar e correr. (risos)

Minha médica foi bastante sincera. Aquele era um momento decisivo. Estava num estado de pré-diabetes. Eu precisava decidir se iria mudar de vida naquele instante ou em pouco tempo teria que tomar remédio a vida inteira. Eu já sou hipertensa. Adquiri na gravidez. Aquilo foi um choque. Não queria mais uma doença pra mim. As vezes na vida é preciso levar choques pra que possamos acordar para a realidade. Eu gostava de comer, de doces, eu tinha prazer naquilo. Andava cansada, desanimada, triste, e não sabia o motivo. A comida me fazia feliz. Eu disse a minha médica naquele dia, que eu sabia que só tomaria uma atitude quando chegasse num quadro realmente sério. Ela me disse que eu precisava perder peso, comer corretamente e fazer uma atividade física. Eu estava pesando 76 kg. Fiquei pior porque queria comer besteira e não podia mais. Fiquei assustada, com medo realmente, e muito irritada com tudo aquilo. Eu já tinha ido a nutricionista antes, eu sabia exatamente o que comia de errado, eu sabia o que precisava mudar.


Dra. Viviane e eu


Nesse aspecto, o medo foi importante e benéfico pra mim. E uma conversa com minha amiga Tânia Biguá, (Taninha como sempre fazendo parte dos grandes momentos de minha vida) mudou o meu pensamento. Ela é aquela amiga, irmã em Cristo, que te ama, mas não te alivia, ela diz o que precisa ser dito. Eu lembro que liguei pra ela pra me reclamar, dizer que estava infeliz, que queria comer, etc. A resposta de Deus através de Tânia foi um tapa na cara. Ela me disse " Daucyana, não te entendo. Deus está te dando uma nova chance, Deus está te alertando, te mostrou os exames, Ele te dá uma nova chance, de ter uma vida saudável e você está reclamando da benção?". Outro choque: Tânia estava certa. Deus me deu uma nova chance de cuidar de mim, de ter mais saúde e eu bobona achando ruim. A Bíblia diz que em I Coríntios 6:20 que "o nosso corpo pertence a Deus, ou seja ele é a morada do Espírito Santo" e por ele ser a morada do Espírito Santo precisamos cuidar bem dele. A Bíblia nos manda glorificar a Deus com o nosso corpo, e isso não é só se vestir de maneira decente não, é cuidar bem daquilo que Deus nos deu. 

''Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo''.(1Coríntios 6:20).

Ah, e quanto tempo eu cuidei mal do meu corpo. Foram 34 anos comendo errado e de sedentarismo. Eu me abandonei por um tempo, e não fui percebendo que tava me acabando. Eu levei o choque no dia que entrevistei o prefeito da cidade e vi estampada em várias capas de jornais no dia seguinte. Parecia que eu estava grávida de 9 meses.



Mas no dia 3 de setembro de 2013, eu comecei a fazer reeducação alimentar, na marra!!! (risos). Comecei a me alimentar de 3 em 3 horas certinho, cortei doces (tão difícil me livrar de chocolate), massas (eu amava pizza, macarrão, pão francês, hot dog do Lálio) e refrigerantes. Quando você come de 3 em 3 horas você nunca fica com fome e não corre o risco de cair em tentação e nem de exagerar nas próximas refeições.  

Procurei uma nutricionista, que por sinal é maravilhosa (Dra. Ursula Aghata) que traçou um plano alimentar pra mim. Incluí pão integral na minha alimentação, leite desnatado, troquei o açúcar pelo adoçante (o melhor é o Linea Sucralose), passei a comer mais frutas, verduras, e outros alimentos que eu nunca havia experimentado (batata doce, inhame, brocólis, kiwi, couve flor, etc) hoje eu amo tudo isso. 

Nunca gostei de academia, sempre detestei o ambiente e os tipos de exercícios. Na hora de você mudar de vida é importante escolher um esporte ou uma atividade que você goste. Eu já fazia hidroginástica, eu amo água, mas não fechava a boca. Intensifiquei a hidro, 3 x por semana e minha professora Kamilla Peixoto me passou também treinos específicos. Ela pegou no meu pé desde o início e jamais aceitou quando eu dizia "não vou conseguir". Como eu costumo enjoar com facilidade de fazer a mesma coisa todos os dias, eu precisava de uma segunda atividade que complementasse, foi aí que eu decidi fazer caminhada. Comecei a caminhar 3 vezes na semana e depois de um mês de atividade física comecei a correr, pra acelerar o metabolismo.


Minha amiga, professora de hidroginástica e personal trainner Kamilla Peixoto

Eu só acreditei em mim, quando o ponteiro da balança caiu 5 pontos. Em um mês, me alimentando de 3 em 3 horas e fazendo atividade física 5 x na semana eu eliminei 5 kg. Quando eu eliminei este peso, eu tive certeza no meu coração que iria conseguir, eu tive uma certeza lá no íntimo do meu ser que eu pesaria 60 kg (é a minha meta, é o peso que eu tinha quando tive meu segundo filho). Em dois meses de vida nova, eu já havia eliminado 10 kg. E estou há 3 meses tentando perder 2 kg. É importante também se aproximar de quem compartilha dos seus mesmos objetivos. Passei a acompanhar um monte de gente esportista, que come bem e dá dicas super legais no Instagram, como a Gabriela Pugliesi e Adriana Thirsen do Blog da Drika. Hoje não posso ouvir falar de uma corrida ou caminhada que já estou me inscrevendo. Estou adorando minha nova vida de atleta.



Quando comecei a caminhar, fui só. Por escolha mesmo. Não queria ser dependente de ninguém. Quando você se acostuma a ter companhia pra se exercitar, no dia que a companheira não for, você também não vai. Por isso decidi enfrentar isso sozinha. Lembro que quando eu caminhava no bairro, eu passava por locais onde se vendia comida (churrasquinho, cachorro quente) e o cheiro era enlouquecedor, eu tinha que tampar a respiração porque o cheiro da comida me deixava doida. Hoje me acostumei, consigo ver alguém comer uma guloseima na minha frente. Hoje não é qualquer pãozinho doce que me enlouquece. Quando tenho crises de ansiedade, penso logo no ponteiro da balança subindo, na calça apertando, e desisto rapidinho. E quando isso não resolve, eu saio para correr, passa a sensação que é uma maravilha. Não é que eu não coma mais nada. O que te engorda não é o que você come raramente, o que te engorda é a besteira que você come todos os dias. Não sou adepta do "dia do lixo", aquele dia que você tira pra comer tudo que tem vontade. Não consigo fazer isso mais com o meu corpo. Foi tão difícil chegar até aqui. Só eu sei o que eu passei e o que eu sofri pra estar hoje magra e saudável. Mas também me permito uma vez ou outra, comer uma fatia de pizza, um pedaço de bolo, um bombom de chocolate, mas com moderação, nada de "jacar".

Outra dica é carregar sua lancheira. Como passo muito tempo fora de casa, eu carrego tudo: água, salada para complementar o almoço, frutas, sanduiche integral, adoçante, barra de cereal, tudo que for preciso.

O que quero dizer queridos, é que NÃO FOI FÁCIL. Não é fácil. Foi sofrido, foi difícil, foi irritante mas EU CONSEGUI. Eu sempre achei que não tinha mais jeito pra mim, que não iria conseguir. Mas o medo era maior, não queria passar a vida inteira tomando insulina. Sempre digo para as pessoas que me questionam, o mais difícil é começar, se você resistir ao primeiro mês, ninguém mais te segura. Nos primeiros dias, eu ficava irritada, pensava em comida o tempo todo, no fim do dia, eu só pensava em comer uma travessa inteira de carne, uma pizza sozinha, eram pensamentos grandes, era uma fome louca. Mas depois de um mês o organismo acostuma a comer somente o necessário, acostuma com a atividade física. É preciso levantar a bunda da cadeira, ir fazer atividade física, mesmo cansado, mesmo com sono. É preciso enfrentar. Quantas vezes não fui às 21h correr na praça do bairro só pra não dormir inquieta? Meus queridos, é difícil, mas não é impossível. Se eu consegui, você consegue também. 

Eu sou um exemplo de quem optou mudar de vida. Emagreci sem remédios, sem regimes drásticos, nada disso. Emagreci comendo de três em três horas, me exercitando. Adquiri uma balança e me peso todos os dias, de manhã e a noite. Muitas pessoas que conheço não querem pesar. É preciso levar o choque, é preciso saber, pra começar a controlar.

Hoje estou pesando 61, 5 kg. Ainda não cheguei na minha meta. É mais fácil perder no início quando se tem muita gordura. Mas eu sei que vou conseguir. De mais longe eu já vim. Algumas pessoas me criticaram porque emagreci muito. Meus amados, não é questão de vaidade, é questão de saúde. Eu era linda gordinha, mas não era saudável, agora me acho linda magrinha e estou saudável. Depois de 6 meses de reeducação alimentar, repeti os exames e posso dizer que estou CURADA, não sou mais pré diabética. Meus exames mostram que estou muito bem de saúde. E a minha glicemia pós prandial é ainda mais baixa que a glicemia em jejum. 

Descobri também que o prazer de escolher uma roupa é melhor que o prazer de comer. Porque gordo não escolhe roupa, a roupa é quem escolhe o gordo, você veste o que cabe. Passei do manequim 44 para o 40 folgado. Perdi quase todas as peças do meu guarda roupa. Poucas consegui reformar, o resto tive que comprar tudo novo e hoje posso escolher a roupa.

Para o meu trabalho também foi importante ter emagrecido. Trabalho como locutora, repórter e apresentadora de telejornal. A mudança no vídeo também foi gritante.


Ainda tenho mente de gorda. O corpo é magro, mas a mente ainda pensa com muita frequência em comida, quando vou comprar uma roupa ainda peço G, mas só depois que visto, me lembro que sou magra. Dizem que são dois anos pro cérebro se acostumar e processar que a pessoa é magra. Estou caminhando para isso. 

Comer corretamente e praticar uma atividade física é um investimento que você faz na sua saúde. O bem estar e o emagrecimento são apenas consequências. Não espere a diabetes ou a hipertensão aparecerem pra você se cuidar. Basta ter foco, força de vontade e disciplina. É DIFÍCIL MAS É POSSÍVEL. E EU SOU A PROVA VIVA DISSO.

Hoje sou mais feliz, mais leve, mais saudável, mais disposta, e tenho prazer em me alimentar bem, tenho prazer em fazer atividade física. 

Sou uma nova Daucyana.

Selecionei abaixo algumas fotos pra que vocês possam comparar o processo de emagrecimento em 6 meses.

                                           AGOSTO 2013                  FEVEREIRO 2014

                                          AGOSTO 2013                 FEVEREIRO 2014


                                                                             76 KG


 76 KG

                                   Em duas semanas havia perdido 2 kg. Nesta foto com 74 kg



71 kg


69 kg


67 kg


66 kg


64 kg


63 kg


61,50 kg


CAMINHADA DO DIABETES


CAMINHADA DO DIABETES 



MEIA MARATONA DO SESC



CAMINHADA NOVEMBRO AZUL




CORRIDA DOS MAGISTRADOS






 60 kg

Comentários

Michélle Melo disse…
História de determinação e sucesso. Muita saúde pra Você!!!
Unknown disse…
Daucy aconteceu o mesmo comigo qndo vi a balança chegar aos 86kg decidi que era hora de mudar (novamente, ja que eu tenho um historico de idas e vindas com meu peso) definitivamente. Comecei a reeducaçao alimentar e a caminhada evoluindo pra corrida...e ca estou eu .. de abril 2013 a dezembro de 2013 perdi 16kg. Hj estou com 69kg maais minha meta é chegar aos 58kg ja que tenho 1,54m . Determinaçao e força de vontade foi o que me motivou e me motiva dia apos dia. Tenho certrza que novamente conseguirei e dessa vez sera pra sempre!! Sou amiga de sua irma daucydelia pergunte a ela minha tragetoria!! Grande abraço e parabens
Daucyana Castro disse…
Oi Rosalice, tudo bem? Daucydelia há havia me falado da sua conquista. Parabéns! É isso aí. Claro que vc vai conseguir, ela me disse que vc está linda. Me add no face. Quero te ver.
Anônimo disse…
Prima estou na mesma situação que vc estava mas olhando suas foto sua história vou tentar se vc conseguiu eu consigo ok bjss hoje to pesando 76kg
Luciana Melo disse…
Parabéns Dauciana, de fato vendo vc nos telejornais, a mudança é grande.E tudo isso que vc relatou de fato é verdade, eu ambém estou nessa luta, hj fazem 21 dias que comecei uma reeducação alimentar, acompanhada de uma nutricionista, e já perdi meus, 3,5kg, comecei fazendo 40 minutos de caminhada, mesmo sozinha, e hj caminho 4,400km em 45 minutos, e, de fato o organismo acostuma e vc já até sente falta quando não vai, e tento caminhar tbm todos os dias.O dificil de fato é começar, a fazer a dieta, aliás dieta não, é uma reeducação alimentar que vc leva para a vida inteira, é logico que ainda penso, naquela pizza, naquele hamburguer mega, ainda mais agora no começo, mais penos na palavra foco e determinação, saude em primeiro lugar.Comecei com 73 kg, e está só diminuindo graças a DEUS, que e deu essa força, sempre fui gordinha desde criança, mais chega uma hora que vc escolhe, pelo seu bem mais precioso SAUDE, e sei que vou chegar aos meus 56, que é minha meta.Parabéns a Vc, DEUS lhe a abençoe ricamente!!Bjos
Luciana Melo
Daucyana Castro disse…
Olá Luciana que bom que vc também está nesta luta. Com certeza você vai conseguir a sua meta. Quando percebemos os primeiros resultados ganhamos ainda mais fôlego. Força!!!!
Unknown disse…
Daucyana, já era seu fã por sua gargalhada gostosa. Agora então... Infelizmente descobri aos 23 anos que era hipertenso e diabético e depois de quase 15 anos e muitas idas e vindas na balança, estou finalmente traçando e cumprindo minhas metas. Foco na reeducação alimentar e inicio de exercício fisico assim que quebrar a barreira dos três dígitos. Seu depoimento veio na hora certa: perdi quase nove quilos em dois meses e faltam apenas 2 kg para voltar aos dois dígitos. Você me inspirou mais ainda a voltar a ter uma vida mais saudável. Beijos mil e que Deus lhe abençoe hoje, amanhã e sempre!
Unknown disse…
Olá Daucyana! Nem sei o que comentar, que publicação maravilhosa! Sinceramente, já te admirava pela ótima jornalista que és, agora pela força de vontade. Também sou Jornalista e mantenho um blog onde falo das minhas conquistas e os benefícios das escolhas que tomo. É isso aí, me identifiquei bastante! Parabéns, continue na sua caminhada! P.S. Perdi 25 kilos em 7 meses com atividade física e reeducação alimentar. Pesava 108 KG e agora estou com 83kg! Força!
Unknown disse…
Parabéns, prima! Admiro sua determinação!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Daucyana Castro disse…
Olá Christian Sousa, que bom que pude te ajudar de alguma forma. Com certeza, com atividade física e comendo direitinho vc terá qualidade de vida e conseguirá conviver numa boa com a hipertensão e a diabetes. Persista e não desista. Se vc continuar neste ritmo em breve vc sai da casa dos três números. Eu fiquei muito feliz quando saí da casa dos 70. Boa sorte!!!
Daucyana Castro disse…
Nossa Rayane, vc perdeu muitoooooooooo peso e em pouco tempo!!!! Parabéns!!! Me manda o endereço do teu blog, quero acompanhar. Um abraço e obrigada.
Mércia Regina disse…
Mulher valorosa, exemplo de força, fé, determinação e inspiração. Parabéns pelo exemplo, tenho certeza que vai inspirar muitos. Que o Senhor continue sendo sua força!
Unknown disse…
Você é uma vencedora, sei o que você enfrentou, lutou contra você mesma, e venceu, porque sofro do mesmo mal e ainda não consegui, mais sua história é muito inspiradora.
Daucyana Castro disse…
É verdade Paulo, tive que lutar contra mim mesma. É difícil mas é possível.
Anônimo disse…
Daucy eu te conheci por acaso através de alguns amigos. Li hoje o que você escreveu e confesso que eu chorei aqui sozinha lendo tudo, não por pena, mas porque nunca tinha imaginado e nem sabia como tinha sido o seu processo de reeducação e sua força de vontade. Parece fácil, mas é difícil a gente parar de comer tudo aquilo que gostava antes. Eu também confesso a você que sou muito ansiosa e às vezes depositava essa ansiedade na comida. Já ouvi muitas vezes, ah você é magrinha não precisa disso, mas só eu sei como é ter disciplina, e prometi a mim mesma que nunca mais teria uma vida sedentária. Porque mudei bastante, desde que vi uma foto minha há um ano atrás e sinceramente me assustei com o que vi, não me reconhecia mais. Então fui me adequado e voltei a me alimentar corretamente. Enfim, conseguir enxugar 5kg de gordura localizada, quero ainda perder mais uns dois rsrsr Parabéns pela vitória, pela garra, pela força de vontade, e mais do que tudo isso. Ter acreditado em você, ter visto que é possível mudar, se sentir bem e acima de tudo com saúde!!

Camilla
Daucyana Castro disse…
Obrigada Camilla! São comentários como o seu que me dão mais força de vontade ai pra continuar. Realmente nao foi fácil mas vale totalmente a pena.
Olá Daucyana,
Sou mais uma pessoa incentivada por você.
Eliminei 15kg.(Tudo começou em 18.05.2015)quando pesava 77.5kg
Todas as manhãs ouço você falando no rádio, e acho tão saudável, absolvi todas as dicas.
Hoje faço diariamente 3km de caminhada( ainda não corro kkk).
Agradeço a você pelo incentivo, hoje estamos magras e com saúde.
Bj.

Daucyana Castro disse…
Fiquei muito feliz Luis em saber que te ajudei de alguma forma! Obrigada! Siga em frente!
Unknown disse…
Nossa! Professora a senhora é guerreira óh!
Parabéns, graças a Deus e a todas as pessoas que ele usou pra lhe transformar nessa nova Daucyana...abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

A minha experiência com a cirurgia refrativa PRK - uma questão de fé!

Este vídeo acima não é a minha cirurgia não, é somente um vídeo que eu achei no youtube que mostra como é a cirurgia do tipo PRK, pra vocês terem uma noção de como é a cirurgia. Antes de contar a minha experiência com a cirurgia refrativa do tipo PRK é necessário alguns esclarecimentos sobre o procedimento. Existem dois tipos de cirurgia a laser: a Lasik e a PRK. A Lasik oferece ao paciente uma recuperação mais rápida e o olho é cortado, onde se levanta o FLAP pra inserir o laser. Na PRK não existe corte, o médico raspa o epitélio e incide o laser. A PRK é indicada para pacientes com córnea fina que não podem ser submetidos a LASIK. Para fazer a PRK é preciso ter pelo menos, no mínimo 400 micras de córnea. Eu tinha 480 e então estava liberada pra fazer a cirurgia. Entre a 1ª consulta e a cirurgia foram exatos 30 dias. Demorou um pouco por causa do plano de saúde que resolveu complicar as coisas. Pra quem não sabe, uma regulamentação da ANS de 1997 obriga todos os planos de saúde a

Serestão Solidário busca ajudar “dançarina sobre rodas” na compra de moto adaptada

  O CT Luciana Arguelles vai promover no dia 05 de abril de 2024 (sexta-feira), o Serestão Solidário “Todos por Maria”. Maria de Jesus Rocha, 46 anos de idade, ficou conhecida em São Luís no Maranhão como a “dançarina sobre rodas”, por causa de um vídeo que viralizou na internet dançando reggae no Centro Histórico.  Apesar das limitações pelo uso da cadeira de rodas, Maria encontrou na dança a liberdade para se expressar. “ A minha paixão mesmo é a seresta. Hoje posso dizer que da minha maneira a dança é tudo na minha vida. Ela me dá liberdade e inspiração. É o meu porto seguro ”, frisou Maria Rocha.  A festa terá um importante caráter solidário. Toda a renda arrecadada com o projeto do Serestão será destinado à compra de uma moto PCX, que será adaptada para Triciclo, o que vai ajudar bastante na locomoção de Maria. “ Com a convivência com a Maria Rocha, vivenciamos a dificuldade dela de locomoção. Queremos muito ajudar nesse projeto pra realizar esse sonho dela. Por isso tivemos a

PPT 2 da Q8 do Brasil é a nova máscara TOP para cabelos danificados.

Gente, este é o creme que há tempos eu ando atrás e que faz realmente milagre nos cabelos. A máscara é pouco conhecida mas é MARAVILHOSA. É da Q8 do Brasil e realmente faz milagre na hora. Eu ja comprei e to usando e amando. Eu já havia usado várias vezes no salão e me apaixonei. Diferente de outras máscaras como Moroccanoil e Kerastase que são excelentes mas que vão tratando o cabelo a longo prazo, com o PPT2 você percebe uma melhora significativa NA HORA que está usando o creme. A última vez que eu havia feito luzes o cabelo ficou bem agredido, ai usei o PPT 2 e na hora o cabelo foi se desmanchando no creme, hidratei, e escovei e o cabelo ficou perfeito nem parecia a palha que tinha ficado depois da química. E quando você molha o cabelo 3 dias depois ainda escorre creme. Eu simplesmente fiquei enlouquecida até encontrar. Comprei logo um pote de 500 ml que dura um ano. Custa em média 150 reais. Mas agora como estou morena estou usando mesmo assim porque hidratação nunca é demais.