Pular para o conteúdo principal

CONSUMIDORES COMPULSIVOS: COMO IDENTIFICAR


Roupas, sapatos, bolsas, maquiagem. Como todos sabem, mulher adora fazer umas comprinhas. Na sociedade atual, comprar é um ato tão comum, que poucos percebem quando a atitude está fora de controle. Sim, as ingênuas visitinhas a shopping centers podem virar um distúrbio muito sério chamado “Oniomania”.
A Oniomania, doença que atinge milhares de brasileiros, é o ato de comprar por compulsão, pelo simples prazer de comprar, não importando o que está sendo comprado. Os sintomas, geralmente, são ansiedade e depressão. A pessoa simplesmente tem que gastar e não consegue se controlar até que faça a compra.
 
A doença tem se tornado mais comum por conta do aquecimento da economia brasileira, que trouxe a facilidade do crédito ao consumidor. Esta facilidade traz muitas vantagens, como as compras parceladas e a realização de projetos sonhados durante muito tempo. No entanto, para quem sofre deste mal, o benefício se torna perigoso.
Hoje em dia, todas as grandes lojas oferecem cartões próprios, que podem ser adquiridos facilmente. O acesso a tanto crédito cria uma ilusão em relação ao poder de compra e ao dinheiro que realmente se tem. Na maioria das vezes, o limite oferecido é muito mais alto do que aquele que você pode pagar e, a disponibilidade de tantos cartões torna o controle da compulsão ainda mais difícil.

Para muitos, comprar é um ato de prazer e merecimento. Dessa forma, fica difícil perceber quando uma simples comprinha pode ser um distúrbio mais sério. Segundo a psicóloga Eliane Dominguez, é difícil mensurar em números quando os gastos estão no limite de serem considerados anormais, ou seja, quando indicam a doença: “Cada um tem um bolso ou uma necessidade de compra diferente. O distúrbio começa quando problemas começam a surgir, sejam eles financeiros ou pessoais. Na maioria das vezes, o problema acaba sendo financeiro e gera problemas nas famílias.”
De acordo com Eliane, normalmente os pacientes têm algumas características de personalidade parecidas, como a desenvoltura, a agilidade e a inteligência. Ela afirma ainda que nem sempre as compras são motivadas por lacunas emocionais. Muitas vezes, são pessoas bem sucedidas emocionalmente e profissionalmente, que tentam preencher algo que não identificam o que é com as compras.
Os tratamentos para a Oniomania são, basicamente, a terapia individual ou a em grupo. A terapia em grupo existe por meio dos “Devedores Anônimos”, que seguindo a base dos 12 passos e das 12 tradições, visa tratar os pacientes através das experiências de outros compulsivos. Em ambos os tratamentos, o primeiro passo é admitir a doença. Dependendo do tratamento escolhido é possível até o uso de medicamentos controlados para amenizar alguns sintomas.
A Publicitária Raquel Stein, uma compradora compulsiva que conseguiu retomar as finanças dá a dica: Engane a sua mente. Se achar alguma coisa que quer comprar, finja que vai primeiro em casa para pensar, e, se decidir voltar para comprar, se for o caso, reserve a mercadoria. Como, na maioria das vezes, é apenas um ato impulsivo, quando você chegar em casa não vai nem lembrar o que era.
 
Caso você tenha este problema não se desespere,procure ajuda médica e não se esqueça que o Pai celestial também pode lhe ajudar lembre-se das Palavras de Jesus Cristo:

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:31-34

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A minha experiência com a cirurgia refrativa PRK - uma questão de fé!

Este vídeo acima não é a minha cirurgia não, é somente um vídeo que eu achei no youtube que mostra como é a cirurgia do tipo PRK, pra vocês terem uma noção de como é a cirurgia. Antes de contar a minha experiência com a cirurgia refrativa do tipo PRK é necessário alguns esclarecimentos sobre o procedimento. Existem dois tipos de cirurgia a laser: a Lasik e a PRK. A Lasik oferece ao paciente uma recuperação mais rápida e o olho é cortado, onde se levanta o FLAP pra inserir o laser. Na PRK não existe corte, o médico raspa o epitélio e incide o laser. A PRK é indicada para pacientes com córnea fina que não podem ser submetidos a LASIK. Para fazer a PRK é preciso ter pelo menos, no mínimo 400 micras de córnea. Eu tinha 480 e então estava liberada pra fazer a cirurgia. Entre a 1ª consulta e a cirurgia foram exatos 30 dias. Demorou um pouco por causa do plano de saúde que resolveu complicar as coisas. Pra quem não sabe, uma regulamentação da ANS de 1997 obriga todos os planos de saúde a

Serestão Solidário busca ajudar “dançarina sobre rodas” na compra de moto adaptada

  O CT Luciana Arguelles vai promover no dia 05 de abril de 2024 (sexta-feira), o Serestão Solidário “Todos por Maria”. Maria de Jesus Rocha, 46 anos de idade, ficou conhecida em São Luís no Maranhão como a “dançarina sobre rodas”, por causa de um vídeo que viralizou na internet dançando reggae no Centro Histórico.  Apesar das limitações pelo uso da cadeira de rodas, Maria encontrou na dança a liberdade para se expressar. “ A minha paixão mesmo é a seresta. Hoje posso dizer que da minha maneira a dança é tudo na minha vida. Ela me dá liberdade e inspiração. É o meu porto seguro ”, frisou Maria Rocha.  A festa terá um importante caráter solidário. Toda a renda arrecadada com o projeto do Serestão será destinado à compra de uma moto PCX, que será adaptada para Triciclo, o que vai ajudar bastante na locomoção de Maria. “ Com a convivência com a Maria Rocha, vivenciamos a dificuldade dela de locomoção. Queremos muito ajudar nesse projeto pra realizar esse sonho dela. Por isso tivemos a

PPT 2 da Q8 do Brasil é a nova máscara TOP para cabelos danificados.

Gente, este é o creme que há tempos eu ando atrás e que faz realmente milagre nos cabelos. A máscara é pouco conhecida mas é MARAVILHOSA. É da Q8 do Brasil e realmente faz milagre na hora. Eu ja comprei e to usando e amando. Eu já havia usado várias vezes no salão e me apaixonei. Diferente de outras máscaras como Moroccanoil e Kerastase que são excelentes mas que vão tratando o cabelo a longo prazo, com o PPT2 você percebe uma melhora significativa NA HORA que está usando o creme. A última vez que eu havia feito luzes o cabelo ficou bem agredido, ai usei o PPT 2 e na hora o cabelo foi se desmanchando no creme, hidratei, e escovei e o cabelo ficou perfeito nem parecia a palha que tinha ficado depois da química. E quando você molha o cabelo 3 dias depois ainda escorre creme. Eu simplesmente fiquei enlouquecida até encontrar. Comprei logo um pote de 500 ml que dura um ano. Custa em média 150 reais. Mas agora como estou morena estou usando mesmo assim porque hidratação nunca é demais.